21 setembro 2012

Roma, Woody Allen e os franchisings


Comentava-se esta manhã no Facebook, numa bela e animada conversa, que o Woody Allen agora só fazia franchisings. Ou seja, filmes por encomenda, criados propositadamente para um determinado cliente/estado/produtora. 

Se os filmes do Woody Allen são sempre filmes do Woody Allen e, por isso, dignos de algum crédito, também é verdade que, por vezes, filmes com desfiles de muitas estrelas de cinema juntas normalmente significam merda. Não consigo tirar da cabeça filmes do tipo "New Year's Eve" e "Valentine Day" de tão maus que foram. A sorte é que as carreiras do De Niro, Hillary Swank e outros actores de excelente reputação não ficam afectadas com estes...deslizes.

Ontem fui ver Para Roma com Amor. E esclareçamos já uma coisa: sou a maior defensora de Itália que existe. Morei no país transalpino durante 3 anos, conheci muitas cidades, muitas realidades e muitas pessoas. E se, à partida sou contra a romantização excessiva dos italianos e da Itália, em geral, é um país muito especial. Tem o Roberto Benigni, tem a Sofia Loren, tem o Ferrari e a Ferrero, tem a ópera, tem a pizza, tem o Lago de Como e tem mar, neve e campo, tudo em perfeita harmonia. Sim, eu sei disso. 

Talvez a minha veia crítica aguda estivesse particularmente excitada ontem, mas não fiquei encantada com o novo filme do Woody Allen. À parte da metáfora sobre as celebridades instantâneas, que é uma realidade muito forte em Itália (eles já estão no Big Brother 13, imaginem, e em cada um deles saem novas celebridades que povoam as revistas durante anos), interpretada de forma tolinha pelo Benigni, o filme não trouxe nada de novo ao meu coração. Claro que há uns planos de imagem bonitos, um pôr-do-sol alaranjado e romântico sobre as igrejas com muitos séculos...mas o meu cerebrozinho não absorveu muito mais. Nem o fogo da Penélope Cruz serviu para salvar o filme.

Mas vá, não fiquem chateados comigo: vão ver o filme e depois partilhem as opiniões!


1 comentário:

  1. Oh... Que pena. Ainda não vi, mas irei ver, tinha alguma expectativa por o Woody Allen voltar a participar como actor nos seus filmes... Acho que já não o fazia desde Scoop. Anyway... Depois de ver, venho aqui deixar a minha posta de pescada ;-)

    ResponderEliminar

Não desafinem, pode ser?